- Countries
São Paulo, 15 de abril de 2024: A IHS Brasil, parte do grupo IHS Holding Limited (NYSE: IHS) (“IHS Towers”), um dos maiores proprietários, operadores e desenvolvedores independentes de infraestrutura de comunicações compartilhadas do mundo em número de torres, anunciou hoje a implementação de um novo sistema de cobertura de telefonia móvel interna 5G, utilizando infraestrutura de Distributed Antenna Systems (DAS), para a Linha 5 do metrô de São Paulo, gerenciado pela ViaMobilidade.
A primeira instalação foi iniciada na estação Campo Belo e será replicada em todas as estações restantes durante um período aproximado de 12 a 18 meses. A solução, que utiliza sistema ativo digital e antenas ativas 5G, é considerada um dos projetos DAS mais modernos da América Latina, e deverá atender cerca de 630 mil pessoas diariamente. A infraestrutura DAS é de propriedade da IHS Brasil, que também é responsável por sua operação, manutenção e monitoramento por meio de seu Centro Operacional de Rede.
Cassio Futuro, COO da IHS Brasil, afirma: “A linha 5 do Metrô de São Paulo tem 17 estações, 12 das quais são subterrâneas, com 12 km de túneis onde o sinal móvel não pode chegar sem um sistema de antena dedicado. Com a nossa experiência em sistemas de cobertura interior, ajudamos a possibilitar a conectividade móvel em toda a extensão da Linha 5. Estamos implementando um sistema de última geração utilizando tecnologia 5G e 4G, para que os operadores de redes móveis possam fornecer os seus serviços a usuários finais em todo este sistema de transporte.”
Elmo Rocha, Diretor de Planejamento de Redes da Vivo comentou: “A Vivo, primeira operadora de rede móvel a aderir ao projeto, fornecerá cobertura 5G e 4G em todo o trajeto, utilizando a infraestrutura DAS construída e instalada pela IHS Brasil. Este projeto é mais um exemplo do compromisso da Vivo em oferecer a melhor conectividade aos nossos clientes de Rede Móvel mesmo que estejam em ambientes desafiadores para cobertura, como túneis e estações de metrô.
Antonio Marcio, Diretor da ViaMobilidade, disse “A necessidade de conexão nas dependências internas da Linha 5 fez com que a ViaMobilidade buscasse uma solução de infraestrutura de comunicações que atendesse às demandas crescentes de seus usuários. A experiência da IHS Brasil em DAS e a forte cobertura de rede da Vivo foram fundamentais para fornecer conectividade nesta linha de metrô.”
Johnny Brito, CEO Brasil da Comba, empresa de engenharia de telecomunicações que auxilia na implementação do projeto, comentou: “Por meio da expertise da Comba, adquirida ao longo de anos no desenvolvimento de inúmeros projetos de alta complexidade, somos capazes de fornecer as soluções técnicas mais recentes para nosso parceiro, IHS Brasil, ajudando a garantir uma experiência contínua e de alta qualidade para os usuários em toda a Linha 5.”
---FINAL---
A IHS Towers é uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações do mundo, por número de torres, com foco exclusivo nos mercados emergentes. A Empresa tem mais de 40.000 torres em seus 11 mercados, incluindo Brasil, Camarões, Colômbia, Costa do Marfim, Egito, Kuwait, Nigéria, Peru, Ruanda, África do Sul e Zâmbia. Para mais informações, envie um e-mail para: communications@ihstowers.com ou acesse o site: www.ihstowers.com.
A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com 113 milhões de acessos (4°T23) e tem como propósito “Digitalizar para Aproximar”. A Vivo é um hub digital, facilitando o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação. Atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B. No segmento móvel, a Vivo tem 99 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (38,8%) no País, de acordo com resultados do balanço trimestral (4T23). A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo.
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin.
A Comba, empresa global dedicada ao desenvolvimento de infraestrutura e soluções para telefonia móvel, é uma das principais fornecedoras mundiais no mercado wireless. Oferece um portfólio diversificado de produtos e serviços capazes de atender às necessidades de diversas verticais do mercado. Destacam-se entre eles o ComFlex - sistema de antenas distribuídas para estações rádio base, soluções para redes privativas, small cells, Open RAN, entre outros. Além disso, a Comba também oferece uma linha completa de serviços de engenharia aos seus clientes no Brasil e ao redor do mundo, contando com mais de 60 pontos em todos os continentes. A Comba no Brasil está localizada em São Paulo e é considerado o HQ da América Latina. Para mais informações acesse: www.comba-telecom.com